Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Francisco Veras pronto para plantar

Os 23 viveiristas contratados pelo Centro Cultural Francisca Veras para executar o convênio com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), que prevê a produção de 2,88 milhões de mudas de árvores nativas para o Projeto Plantando o Futuro, receberam treinamento na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e estão aptos para começar as atividades de plantio e manutenção.

O curso de formação de viveiristas, ministrado entre os dias e 12 e 14 de setembro, foi promovido pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF), parceira da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e pelo Polo de Excelência em Florestas. As disciplinas apresentadas pelo professor da UFV, Eduardo Borges, e pelo Líder Técnico e Gerencial da Evolução Florestal, Alex Freitas, abordaram metodologias de extrativismo de sementes e produção em escala de mudas nativas.

Para o ministrante Alex Ferreira de Freitas, “foi muito gratificante ter partilhado seus conhecimentos técnicos com a equipe do projeto, pois é uma das maiores inicitivas socioambientais do Brasil.”

O convênio

De acordo com o convênio assinado com a Codemig, o Centro Cultural Francisca Veras irá fazer a construção de quatro viveiros no Estado, nas regiões Norte, Sul, Vale do Rio Doce e Triângulo Mineiro, para recuperar áreas degradas em 27 assentamentos criados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Por meio de edital de seleção, o Centro Cultural Francisca Veras selecionou, em julho, 23 pessoas para executar o projeto “RADAR Recuperação de Áreas Degradadas em Assentamento de Reforma Agrária de Minas Gerais”. 

Julho também marcou a definição do local de construção do viveiro no Vale do Rio Doce. A terraplanagem em uma área de 7.200m² já foi realizada no Assentamento Liberdade, no município de Periquito. A estrutura irá contar com galpão de trabalho, depósito e sala de beneficiamento e armazenamento de sementes.

No Triângulo Mineiro, além do mapeamento da Área de Reserva Legal no Assentamento Flávia Nunes, ficou definido que o Assentamento Emiliano Zapata, em Uberlândia, abrigará um viveiro em uma área de 2.500m², onde serão construídos galpão e escritório. A área tem curso d’água próximo e não será necessária supressão vegetal, já que o local já está limpo.

Na Região Sul, o Centro Cultural Francisca Veras está avaliando a implantação de um viveiro no Assentamento Nova Conquista, em Campo do Meio. A previsão é que este viveiro produza 120 mil mudas.

Na Região Norte, foram organizadas reuniões para explicar o funcionamento do Plantando o Futuro e do Projeto Recuperação de Áreas Degradadas em Assentamento de Reforma Agrária.

A previsão é que as 2,88 milhões de mudas cubram uma área de, aproximadamente, 2,6 mil hectares. O plantio nos assentamentos será precedido de elaboração e aprovação dos Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad's), um para cada região, com priorização das áreas com maior passivo ambiental identificado, bem como das áreas de entorno de nascentes e cursos d'água, existindo registros de passivo da ordem de 4.316,55 hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário