Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de março de 2012

Vista parcial da ETA













domingo, 25 de março de 2012

palestra de Sueli Freire Cardoso












Momento da palestra de Sueli Freire Cardoso – Química responsável e pós graduada em Saneamento Ambiental: 9754/9753/9748
Rafael Cambraia explicando as alunas como é o final do processo de tratamento da água: 9784

Conclusão:
Os 30% permitidos pelo IGAM para retirada da água dos córregos do Bugre e Parreiras não serão suficientes se a população de Campo Belo aumentar. Nesse caso seria necessária a captação de água o Rio Jacaré no que ficaria muito oneroso.
Faz-se necessário o cercamento de diversas nascentes e matas ciliares desses dois mananciais para que o fluxo de água não seja diminuído; e o controle de fiscalização para evitar o lançamento de lixo, animais mortos, agrotóxicos e plantio de eucalipto, cana de açúcar e pisoteio de animais.

quinta-feira, 8 de março de 2012

SODEMA E UNIBAIRROS SOLICITAM PRESTAÇÃO DE CONTAS DA ARRECADAÇÃO DAS TAXAS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

 Os representantes legais da União das Associações Comunitárias dos Moradores de Bairros, Vilas e Povoados de Campo Belo (UNIBAIRROS) e da Sociedade de Defesa do Meio Ambiente (SODEMA) através de ofício solicitaram da Câmara Municipal prestação de Contas quanto a TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA no município de Campo Belo. Publicamos abaixo o Ofício:



Campo Belo, 06 de fevereiro de 2012

Exmo Sr                                                                                                                                                             Belchior Soares                                                                                                                                                Presidente da Câmara Municipal de Campo Belo

Prezado Senhor,

Os representantes legais da União das Associações Comunitárias dos Moradores de Bairros, Vilas e Povoados de Campo Belo (UNIBAIRROS) e da Sociedade de Defesa do Meio Ambiente (SODEMA) veem por este solicitar da Câmara Municipal prestação de Contas quanto a TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA no nosso município.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             A TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA vem sendo cobrada há anos e até o momento não sabemos o total arrecadado e para onde esta verba tem sido destinada.                                           Queremos reivindicar também a iluminação das Avenidas Wanderlei Luiz Maia e Américo Leão e a rua atrás do Cemitério Senhor Bom Jesus que estão praticamente na escuridão favorecendo a ação de indivíduos que buscam a criminalidade.                                                       Sem mais aguardamos uma resposta que nos atenda dentro das leis que regem no nosso país.

Respeitosamente,



Maria José da Silva Oliveira                                   Joaquim Florisvaldo Teófilo

Presidente da UNIBAIRROS                                   Presidente da SODEMA

(Publicado no jornal Ocasião dia 4/4/2012 p. 10)

GESTÃO DE RESÍDUOS NO MUNICÍPIO

É preciso que a questão ambiental ganhasse dimensão política, alçando-se ao patamar mais elevado do centro do poder. Faz-se necessário um Código de Postura Ambiental para o município com a criação urgente de uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
De acordo com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) o Projeto Estruturador Resíduos Sólidos tem o objetivo de promover e fomentar a não geração, o reaproveitamento, a reciclagem e a disposição adequada de resíduos sólidos em Minas Gerais, com vistas à melhoria da saúde ambiental do Estado.
O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos teve como ação prioritária a melhoria da qualidade ambiental do Estado, com especial foco no saneamento. Por meio do Projeto Minas sem Lixões o Estado conseguiu reduzir em cerca de 40% o número de lixões do Estado. Ao mesmo tempo o número de aterros sanitários aumentou 500% e as usinas de triagem e compostagem em 300%.
Em Campo Belo mesmo tendo um aterro sanitário e uma usina de triagem e compostagem é prudente realizar um inventário municipal de resíduos sólidos de forma global envolvendo toda população através de estudo in loco e através de audiências públicas nesse sentido para sensibilizar a todos pelo grave problema de se lançar esses resíduos à beira das estradas rurais ou BR’s, no leito de córregos e nascentes e em lotes baldios. Além do perigo desse produto ser queimado na maioria das vezes. Campo Belo adotando uma nova política de resíduos sólidos conforme a Lei n º 12.305 de 2 de agosto de 2010 trará muitos benefícios ao município, ao meio ambiente e aos trabalhadores.
Os locais por nós fiscalizado no dia 06 de março (Bacia do Córrego do Bugre, do Córrego dos Parreiras com Captação de Água pelo Demae; Avenida Wanderlei Luiz Maia atrás do prédio do CREAS em construção, Cruzeiro e saída antiga para o Aeroporto atrás do Dom Cabral) constamos a falta desse planejamento estratégico e sugerimos ainda algumas medidas urgentes:
1. Colocar caçambas em diversos pontos rurais por onde será escoado o lixo rural; e nas saídas de Campo Belo principalmente para comunidades rurais.
2. Afixar placas orientando as pessoas como proceder quando estiverem com o lixo para ser depositado em algum ponto da cidade.
3. Organizar um mutirão com funcionários da prefeitura, catadores e voluntários no sentido de recolher todo lixo já depositado em diversos pontos.
4. Reorganizar o Sistema de Coleta Seletiva com horários noturnos no centro da cidade, pois durante o dia está causando muitos transtornos devido ao acúmulo de veículos estacionados e em trânsito.
5. Aumentar o número de fiscais ambientais dentro da cidade e nos mananciais protegidos pelo DEMAE.
6. Ter uma frota de caminhões apropriados para a Coleta Seletiva e trabalhadores equipados de forma correta para essa coleta seja com toda segurança necessária.
7. Regularizar a situação dos catadores de reciclados em regiões com um galpão apropriado para guardar o produto e centralizar a venda gerando mais empregos.
8. Realizar Audiências Públicas para tratar especificamente sobre a Gestão de Resíduos Sólidos.
Joaquim Teófilo –Presidente da Sodema

LIXÃO ABERTO NA SAÍDA DE CAMPO BELO




- Fotos tiradas do lixão aberto na saída de Campo Belo para o Aeroporto... estrada antiga. Próximo ao Córrego do Bugre. Perímetro Urbano.


 
 
 
 
- Fotos tiradas da estrada que vai para os Maias (estrada antiga de Aguanil) - Bacia Hidrográfica dos Parreiras.
Área de Capatação do DEMAE.

Fotos tiradas do lixão aberto na saída de Campo Belo para o Aeroporto... estrada antiga.


Na saída de Campo Belo para o Aeroporto... estrada antiga







LIXO E ANIMAL MORTO PRA TODO LADO

- Avenida Wanderlei Maia, atrás do CREAS (lixo jogado á esmo) -


 - Lixo lançado na beira da estrada que vai para o Porto dos Mendes - Bacia do Córrego do Bugre.área de Captação de água do DEMAE.




 - cão morto, ossadas na Bacia do Córrego do Bugre...área de Captação de água do DEMAE